Algumas competências são comuns entre os vendedores de alta Performance. Elenquei 7 das principais delas.

Quer saber quais são?

Se você gostou do tema desse vídeo, não saia daí. Aproveite e deixe seu like. Se você ainda não é inscrito no nosso canal no YouTube, se inscreva e acione as notificações para ser avisado sempre que a gente subir um vídeo novo por lá.

Atingir a alta performance é para poucos, se manter em alta performance é mais desafiador ainda.

A boa notícia é que você pode trabalhar as competências necessárias para isso.

Eu separei 7 competências que são comuns entre vendedores de alta performance.

Vamos a elas?

Competência N° 01-  Proatividade

Algumas pessoas são essencialmente proativos, outros são mais reativos. Para quem trabalha com vendas, a proatividade é muito importante. Tomar a iniciativa das coisas, buscar novas oportunidades, construir novas estratégias. Embora isso esteja ligado a sua essência, ao seu perfil de temperamento, você pode sim desenvolver essa competência. O fato é que pessoas reativas dificilmente chegarão a alta performance.

Competência N° 02-  Comprometimento

Certa vez a galinha fez uma proposta para o porco para abrirem um negócio junto. Negócio esse, segundo ela, muito promissor. Vender ovos com bacon. O porco não gostou muito da ideia pois para que o negócio funcionasse a galinha iria apenas se envolver com o produto colocando os ovos, já ele, o porco, teria que sacrificar a própria vida para fornecer o bacon.

A gente vê muito vendedor apenas “se envolvendo” com seus negócios. Poucos realmente se comprometem. Mas preste atenção no que vou te falar agora: Não há performance 100% com vendedor 50%

Competência N° 03-  Empreendedorismo

Você pode estar pensando nesse momento: Professor, mas eu não tenho CNPJ, sou apenas um vendedor ou mesmo um gestor de vendas.

Se esse for o seu caso, quem é que falou que você não pode ser empreendedor na empresa que você trabalha?

Empreender é um estado de espírito e não um documento.

O empreendedor não quer nada de graça…não terceiriza seu futuro. Ele quer retorno sobre o investimento.

Pessoas com espírito empreendedor não esperam a empresa investir em seu desenvolvimento, por exemplo…eles sabem que para onde forem levarão isso consigo.

Competência N° 04-  Resiliência

Resiliência vem do latim resiliens, palavra usada para denominar “algo que ricocheteava” ou “pulava de volta”. Em outras palavras, significa elasticidade ou ainda capacidade rápida de adaptação e recuperação.

Em jogo de gente grande, em mercados altamente competitivos onde geralmente acontece a alta performance essa rápida capacidade de adaptação e recuperação emocional é fundamental.

Competência N° 05-  Altruísmo

Richard Dawkins afirma em sua obra “O gene egoísta” que mesmo quando você estiver fazendo algo social para ajudar alguém, está na verdade pensando em si próprio.

Ainda segundo ele, quando você ajuda alguém, talvez a pessoa ajuda se sinta bem.

 No entanto, normalmente em praticamente 100% dos casos você se sentirá bem.

Vamos trazer isso para o mundo das vendas. Embora isso possa ser verdadeiro, e eu acredito que seja. Estar genuinamente preocupado em ajudar seu cliente a resolver os problemas dele irá te ajudar atingir a alta performance.

Competência N° 06-  Comunicação

Talvez um dos poucos padrões emocionais que o ser humano possui é os perfis de temperamento.

Comunicar sua mensagem de forma que não irrite as pessoas e que possa gerar confiança. Fazer com que as pessoas gostem de você, sem dúvidas, é uma grande habilidade dos vendedores de alta performance.

Competência N° 07-  Criatividade

Criatividade não está ligada apenas a criar coisas novas, disruptivas. Está ligada ao fato de você focar sua mente na solução e não nos problemas. Quando você faz esse exercício, seu cérebro é forçado a buscar novas alternativas, inovar, ser criativo.

Quando falamos em estratégia de vendas, essa competência é muito importante.

E aí? Você conhece mais alguma competência que acredita ser importante para atingir a alta performance? Coloque aqui nos comentários para eu saber.

Se esse conteúdo fez sentido para você, não esqueça de deixar seu like. Aproveite, se você ainda não é inscrito no canal e se inscreva.

Acione as notificações para ser avisado sempre que subirmos um vídeo novo.

Um forte abraço, ótimas vendas e até o topo, porque é lá que vamos nos encontrar.


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 7 =

× Como posso te ajudar?