Em vendas a teoria e a prática se misturam. Eu acredito que as duas coisas devem andar juntas para potencializar os resultados.

Por isso separei 10 dicas para você procurar fazer todos os dias e melhorar as suas vendas. São elas:

1- Responder e-mails e mensagens rapidamente;

A tecnologia serve para potencializar e agilizar o contato com o cliente. Se for para disponibilizar um novo canal de comunicação e não estar preparado para ser ágil, melhor nem disponibilizar. Confie em mim, você vai queimar menos seu “filme”. As pessoas estão cada vez mais imediatistas. Agilidade é a base de um bom atendimento.

2- Mandar propostas no mesmo dia;

Em vendas, assim como na vida, você não é obrigado a prometer nada. Porém, se prometer, cumpra. Conforme o perfil do cliente que você está negociando, mandar proposta no outro dia é a mesma coisa do que falar para ele: compre com a concorrência.

3- Prospectar no mínimo três novos possíveis clientes por dia;

Pode parecer pouco, mas imagine quantos possíveis clientes teria em uma semana, em um mês e em um ano? Para colher, é preciso plantar em algum momento. Seus resultados também dependem dos números.

4- Fazer Follow-up em pelo menos três possíveis clientes por dia;

Follow-up é o acompanhamento de um processo após a execução da etapa inicial. Sabe aquele cliente que você entra em contato e não vende de imediato? Muita gente acaba deixando-o de lado. Não faça isso! Toda venda possui um ciclo que chamamos de modelo mental de tomada de decisão…isso pode levar minutos, horas, dias, semanas, meses ou anos. Se você não voltar fazer contato, a concorrência pode se aproveitar do seu trabalho inicial e ficar com o cliente.

5- Fazer pós venda em pelo menos três clientes por dia;

O pós-venda é uma grande oportunidade de reforçar benefícios e pedir indicações. Não despreze isso em hipótese alguma.

6- Criar possibilidade de projetos maiores;

Você já deve ter ouvido a seguinte frase: “De grão em grão é que a galinha enche o papo”. É uma metáfora poderosa para entender que deve prestar atenção em cada cliente e fazer seu trabalho focado. No entanto, é a venda em escala que transforma a vida de vendedores. Crie possibilidades de escalar suas vendas com projetos maiores.

7- Trabalhar corretamente o mix de produtos;

Se debruce na sua carteira de cliente, aplique o mapa de oportunidade e descubra como pode trabalhar seu mix de produtos corretamente. Existem vendedores que estão sempre solicitando novos produtos no mix, para assim poder “aumentar suas vendas”. Oxigenar o mix com novos produtos é sempre bom, mas enquanto isso não acontece, você precisa alcançar resultados com o que tem nas mãos.

8- Negociar usando menos desconto;

Isso passou a ser quase um mantra em vendas. Como vender valor e não preço. Para isso lhe faço apenas uma pergunta que serve também como uma dica de negociação. Você tem ideia de quanto dinheiro você e sua empresa deixaram de ganhar no último ano apenas pelo fato de você iniciar as negociações pelo preço e não pela condição de pagamento? Pense nisso!

9- Diferenciar seus produtos dos produtos dos concorrentes;

Sim, é preciso conhecer a concorrência e o motivo é exatamente esse. Não para falar mal, mas para estudar quais são seus diferenciais e porque o cliente deve comprar de você e não deles.

10- Fazer venda adicional;

“O lucro está na extensão da linha”. Essa é uma frase bastante usada em Marketing. Faz muito sentido, pois existem produtos com objetivos diferentes no mix. Alguns são produtos “combates” e servem para abrir clientes. Já outros são para ter rentabilidade. Por isso a venda adicional é importantíssima, não apenas para aumentar o volume de vendas, como também para a saúde financeira do seu negócio.

Agora é com você! Sebo nas canelas, tenha ATITUDE! Coloque em prática e se surpreenda com os resultados.

Forte Abraço e até breve.

Professor Rejiano Vedovatto, Msc


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